Ultrassonografia
A ultra-sonografia representa um método de grande valia e pràticamente imprescindível para o urologista na sua atividade diária.No entanto a sua utilização, em bom número de casos, deve ser associada a outros exames de imagem como os exames radiológicos ( urografia excretora e uretrocistografia) , tomografia computa- dorizada e ressonância nuclear magnética cada um com suas características.
Suas vantagens são a ausência de efeitos colaterais , o seu custo menor em comparação a outros exames de imagem, a possibilidade de menor utilização de exames radiológi- cos( menor efeito sobre o organismo da radiação advinda desses exames)e a facilidade de sua execução.
Deve-se ressaltar que é um exame que depende dos aparelhos utilizados bem como da capacidade de seu operador.
Dentro da Urologia o ultra-som encontra grande aplicação na investigação de anomalias congênitas ou adquiridas do rim destacando-se como patologias impor- tantes a litíase ( cálculos) , malformações congênitas , processos obstrutivos ,cistos e tumores entre outras.
Outro órgão que é bem avaliado pelo ultra-som é a próstata, seja pelo método abdominal seja pelo trans-retal sendo que por esta via são realizadas as biópsias prostáticas em casos de suspeita de câncer.
A bexiga também permite uma fácil avaliação ultra-sonográfica de seu interior fornecendo dados importantes com relação a tumores, cálculos, espessura de sua parede , divertículos, resíduo pós-miccio- nal , etc..
Outra grande aplicação da ultra-sonografia é no estudo da bolsa testicular com grande importância na avaliação de lesões sólidas testiculares principalmente na adolescência e em adultos jovens devido a alta incidência de tumores malignos nessa faixa etária, assim como em casos de suspeita de torção do testículo onde a realização do ultra-som doppler colorido( estudo da vascularização) permite um diagnóstico precoce e evitando pela cirurgia imediata a perda do órgão.
Destacamos também o seu uso no campo da infertilidade masculina através do diagnóstico da varicocele.
Finalmente também pode ser empregado no estudo peniano , no diagnóstico de patologias como disfunção erétil e e traumas genitais .